Dante e Virgílio no Inferno - W. A. Bouguereou

   Tendo falhado em duas ocasiões para ganhar o Prix de Rome (1848 e 1849), Bouguereau estava com fome de vingança. Suas primeiras apresentações ao Salon revelaram esse desejo feroz para ter sucesso. Depois de seu ambicioso Equality Before Death (1849), o jovem teve como objetivo criar uma nova impressão mais uma vez. Ele apresentou uma pintura ainda maior inspirado-se em Dante,  trabalho que foi muito amado pelos românticos e que capturou toda a sua beleza dramática.
   Esta pintura foi inspirada em uma cena curta do Inferno, situado no oitavo círculo do Inferno (o círculo dos falsificadores), onde Dante, acompanhado por Virgílio, assiste a uma luta entre duas almas condenadas: Capocchio, um herege e alquimista é atacado e mordido no pescoço por Gianni Schicchi que havia usurpado a identidade de um homem morto, afim de reivindicar sua herança.

(Trecho d'A Divina Comédia)

De Tebas o tristíssimo demente
e de Tróia o ladrido miserando
não se mostraram mais doridamente

que aquelas duas sombras ululando
que eu vi ali, aos mais, à disparada
como porcos bravios se atirando.

Uma alcançou Capócchio e uma dentada
lhe deu à nuca, em salto repentino,
arrastando-o de bruços sobre a estrada.

Um pouco ao lado, trêmulo, o Aretino
me disse: "Gianni Schicchi é este aloucado,
que em fúria ataca os mais, como assassino."

   O crítico e poeta Théophile Gautier foi muito elogioso: "Gianni Schicchi se joga no Capocchio, seu rival, com uma fúria tremenda, e Monsieur Bouguereau descreve magnificamente através de músculos, nervos, tendões e dentes, a luta entre os dois combatentes. Há amargura e força nesta tela - força, uma qualidade rara. "Na verdade, Bouguereau aqui mostra muita ousadia. Ele está explorando as fronteiras estéticas: exagerar a estrutura muscular, a ponto de distorcê-la, exagerando as poses, cores, contrastes e sombras, figuras monstruosas e grupos de almas condenadas. Isso nos lembra das visões sublimes de artistas românticos como Blake (1757-1827), Füssli (1741-1825), e Lawrence (1769-1830). Tudo nesta pintura sublinha o sentimento de terribilidade e horror: um tema para o qual Bouguereau nunca mais voltou a pintar.


"Dante e Vírgilio no Inferno" - 1850
W. A. Bourguereou
Museu de Orsay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...