Os Enigmas de Constantine


Constantine é um filme de 2005 que fez um sucesso muito grande e de certo modo agradou tanto religiosos como quem gosta de um pouco de ocultismo, filme de terror e etc. Recentemente, ganhou seu primeiro episódio como série. As cenas comentadas estão fora de ordem, mas, para quem viu o filme, é possível entender.
Bom vamos ao nomes para começar. Nomes: Um dos Apelidos de John nos quadrinhos é "O mago inglês" o mesmo de Aleister Crowley, se formos ver a soma do número das letras dos 2 primeiros nomes de ambos temos 15. 

JohnConstantine: 15 
AleisterCrowley:15 

John
Os escritores de quadrinhos como Alan Moore sempre colocam significados ocultos nos nomes. Em português João, nome bíblico que significa "Deus é cheio de graça", "Agraciado por Deus" ou "A graça e misericórdia de Deus"

Constantine
Em português Constantino, sobrenome do herói do filme é o nome do Imperador romano que supostamente se converteu ao cristianismo, imperador Constantino Magno ou Constantino, o Grande. Outros nomes: Miguel, Angela, Balthazar, Gabriel, Isabel. É mais difícil encontrar um nome que não seja bíblico ou que não tenha um significado ligado a Deus. 

Lança do Destino

"Um soldado tomou uma lança e furou-lhe o lado, e saiu sangue e água. Novamente Jesus clamou com alta voz e entregou seu fôlego. E eis que a cortina do Santuário rasgou-se em dois, do alto a baixo, e a terra tremeu, e as rochas se fenderam" (Mateus - Cap. 27, Vs. 49/51) Essa foi lança que perfurou Jesus e foi banhada com seu sangue, a lenda diz que quem a tivesse ganharia poder para ter o que quiser, segundo a lenda passou pelas mãos dos grandes líderes do mundo e que Hitler a teria sido o último a te-lá encontrado, isso explica porque ela foi encontrada enrolada em uma bandeira com uma suástica. Na cena onde John e Angela se encontram na Igreja existe um quadro enorme mostrando a cena da qual Jesus é perfurado pela lança do soldado Longino.

Espelhos
Em certo momento John prende um demônio no espelho, isso tem muita relação com ocultismo, para alguns o espelho é um portal no plano astral, quando alguém morria em uma casa se colocava um pano preto nos espelhos para que a alma da pessoa não ficasse presa, também segundo alguns ocultistas espíritos podem ser prendidos em espelhos. Também existe o costume de algumas pessoas em tampar espelho com pano antes de dormir no Japão.

Insetos
Antes do demônio aparecer John vê um corvo passando a sua frente voando. Essa ave era tida em algumas culturas como sinal de mau agouro, e segundo os antigos europeus qualquer coisa relacionada à um corvo era ruim. Os insetos (tanto nesta cena como na morte de Beeman) também são uma referência a Belzebu (Ba'al Zebub) o Senhor das Moscas.



O Besouro na Caixinha

Na verdade pode ser chamado também de escaravelho. O escaravelho tem relação com os egípcios e remete à proteção, e para eles era um símbolo sagrado também da regeneração. O cristãos adotaram ele como símbolo da regeneração também, alguns padres e até um santo chamavam Jesus de "O Escaravelho Bom".

Angela vê algumas inscrições nas laterais da porta de John

No passado a parte que era mais protegida nas casas eram as portas e janelas, eram comuns inscrições, ervas amarradas e outras coisas. Vemos na lateral da porta o número 91, quem sabe seja referente ao salmo 91, que é referente a proteção de Deus.

Água Benta

A água e a água benta são assuntos bem explorados no filme, a água é um elemento muito importante, e que de certo modo atrai as energias do ambiente para si, o próprio Jesus era chamado de a água viva (não no sentido animal), a água benta não só pode afastar criaturas nefastas como também pode curar, sempre ligada a Purificação (o batismo cristão ocorre na imersão da pessoa na água). Vemos John com as ampolas de água benta quando está no inferno e também muitos galões de água benta nas janelas.

Buda e Jesus

Um pouco antes dos demônios aparecerem podemos ver que um lado da rua onde aparentemente é uma igreja de fundo de garagem, vemos muitas vezes escrito o nome de Jesus, até ai nada de interessante, fica visível por um bom tempo, mas se prestarmos atenção na rua a frente vemos escrito "Botanica Buda" e embaixo um desenho dele, de um lado Jesus e do outro Buda, um de frente para o outro.

Tempo no Inferno

John diz que 2 minutos no inferno duram uma eternidade, isso também é confirmado por pessoas que se projetam no plano astral onde alguns dizem passar dias no astral enquanto ficaram apenas algumas horas dormindo, algumas vezes o tempo acaba sendo bem mais curto. Embora John tenha se teleportado realmente para lá, caso contrário não levaria as ampolas de água benta.

Gatos

Os gatos são seres místicos e segundo alguns podem ver os dois mundos, físico e astral, isso é bem explorado no filme, John usa o gato e a água como condutora para ir para o inferno. Os gatos ainda tem muitos outros significados místicos e eram muito adorados pelos egípcios, e mais tarde muito relacionados às bruxas. Para alguns os gatos eram encarnação de pessoas que foram ruins em outras vidas e portanto os animais eram algumas vezes maltratados e relacionados com coisas ruins.

O afogamento de Angela

Se nós vermos o filme percebemos que Angela meio que perdeu a sensibilidade que tinha quando era pequena e Constantine afoga ela, esse procedimento seria para abrir a sensibilidade de Angela, além da questão da água segundo algumas lendas o afogamento seguido do ressuscitamento faz o terceiro olho da pessoa "abrir" ou uma quase morte também, mas isso é apenas uma lenda da idade média.

O isqueiro de Constantine



O Isqueiro era possivelmente um amuleto de proteção. Ele tem o símbolo da cruz-medalha de São Bento que protege de várias coisas, como acidentes por exemplo. Objetos metálicos dão bons amuletos.

Meia-Noite

Meia-Noite é um Sacerdote voodoo, embora isso não fique explicito no filme, nos quadrinhos era bastante, ainda assim podemos perceber que ele é pelo título que ele tem de "Papa" e também por usar um chapéu, que na tradição seria uma cartola e também o charuto.

A Cadeira do Meia Noite

A cadeira foi usada para execução de cerca de 200 prisioneiros. Objetos que tiraram vidas podem possuir alguma energia poderosa, e podem ser usados para diversos fins mágicos. A cadeira é da Prisão Sing Sing, que foi a terceira prisão construída em Nova York.
Corredor da Morte da Prisão Sing Sing
Amuleto Triquetra

O amuleto usado pelo amigo de John que morre (Padre Hennessy) e depois John passa para Angela que o acaba deixando no carro se chama Triquetra, confundido com o Triskle/Triskele/Triskel, ele é usado para proteção, é um símbolo celta e você já pode ter visto em algum site de Wicca, já que pode representar muitas coisas como a trindade, 3 estações do ano (primavera, verão e inverno), a deusa de 3 faces, perfeição, o infinito do universo e muito mais.

Tatuagem de Constantine


Enxofre da Perfeição ou Enxofre dos Sábios. Muita gente ficou curiosa em saber qual o significado da tatuagem do Constantine, o símbolo formado é um símbolo Alquímico chamado "Enxofre da Perfeição", "Enxofre dos Filósofos", "Rei Vermelho Perfeito" o símbolo aparece na penúltima etapa de um processo alquímico. O enxofre tem muita ligação com entidades ruins, isso porque supostamente o inferno tem muito enxofre, além disso se fala muito sobre o enxofre no filme e aparentemente John o usa a tatuagem para atrair Gabriel, a tatuagem é um símbolo alquímico do século XVII criado por Eugenius Philalethe, pseudônimo do alquimista Thomas Vaughan. O símbolo que na realidade remete ao "Rei Vermelho" processo alquímico que representa o masculino (Enxofre) que seria unido com o feminino (Mercúrio).

Mas, após ver uma das cenas cortadas do filme fica explícito que a tatuagem serve para levar as almas para o céu, por isso ele diz: "Para a luz, eu te ordeno", existe uma cena cortada que quando John e Angela encontram Beeman morto John faz a mesma coisa. Quem alugar ou tiver o DVD pode ver as cenas cortadas e o diretor explicando, ou seja: o símbolo foi escolhido aleatoriamente.

Essa foto clássica de Aleister Crowley lembra um pouco a pose embora não tenha uma coisa muito a ver com a outra. No chapéu de Crowley está o desenho do olho de Hórus dentro do triângulo.

Lúcifer vestindo branco

Lúcifer veste branco por justamente ter sido um anjo (o portador da luz), ou seja, na teoria ele não teria perdido o "costume" de anjo. lembrando que o Diabo chifrudo, vermelho e com barbicha é criação da igreja baseado no deus Pan. Atitude que visava demonizar a cultura pagã.

Gado morrendo quando Mamon passa

Muitas maldições antigas tem relação a morte de gado. Por exemplo; foi uma das 10 pragas do Egito. 

Mammon 

Mammon foi citado na bíblia na época de Jesus e na verdade era um deus das riquezas (coisas materiais), na verdade não tem nenhuma relação com o Diabo,mas no filme ele é filho dele. Embora alguns defendam que Mammon não foi um deus, apenas uma má interpretação bíblica em relação a palavra para "riqueza".

Gabriel

Teoricamente anjos não tem sexo, a aparência de Gabriel lembra isso no filme, por outro lado aparentemente é como se tivesse os 2 sexos, (um lado do cabelo é curto outro lado é comprido). No final Gabriel vai atacar Constantine e este diz: "Perdeu a proteção?" Isso ocorre porque Deus tirou a proteção, é fato, e um termo na bíblia se encaixa muito bem nessa parte: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, cap. XVI, v. 13.)"



<



Fontes: tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com

11 comentários:

  1. Interessante...
    Parabéns pelo seu post!

    ResponderExcluir
  2. Pq o anjo Gabriel usa as pulseiras hospitalares?

    ResponderExcluir
  3. Pq o anjo Gabriel usa as pulseiras hospitalares?

    ResponderExcluir
  4. Pq o anjo Gabriel usa as pulseiras hospitalares?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22/8/15

    E tambem queria saber pq o anjo gabriel usa as pulseiras hospitalares

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13/10/15

    Pq Gabriel também foi ao inferno em busca da irmã da Angela. E foi por isso que ele(a) "perdeu a proteção"! ;)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17/5/16

    Fundo branco com letra cinza?! Ter que copiar e colar o conteúdo no Word para ler é dose... Já ouviu falar em Arquitetura da Informação?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom artigo, parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo21/4/17

    Post muito bem explicado, quanto as pessoas fazerem a tatuagem de constantine nao acho uma boa ,pois o simbolo Enxofre da Perfeição realmente atrai maus espíritos, na época do filme eu quis ate fazer esta tatuagem mas orientado pelo meu Pai que e Alquimista (Mago) de uma Sociedade Secreta por 30 anos nao me deixou fazer disse que estava antecipando meu dias de vida na terra e que se eu fizesse ficaria em evidencia com os maus espíritos entre 1000 pessoas tatuadas se ele me vissem com esta marca eu seria o 1 a sofrer retaliação espiritual.Fica a dica .......

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...