Salvador Dali foi / é um dos grandes representantes da arte surrealista não mundo.Com suas refinadas técnicas, ele pintou quadros provocativos, cujos temas muitas vezes ficavam difíceis de compreender. Esse fato contribuiu, junto com o sua aparência extremamente extravagante e seus inesquecíveis e pontudos bigodes , para que sua fama se tornasse incontestável. Alguns críticos afirmam que por inúmeras vezes, Dalí deixou que sua Personalidade ofuscasse sua arte.
Descendente de uma família sólida de classe media, amigos ricos e cultos o incentivaram e o mantiveram muito Bem Informado sobre como evoluções não das artes Mundo
Quando foi estudar pintura em Madrid (1921 a 1926) elejá chamava a atenção nas ruas como um excêntrico, usando cabelo comprido, longos casacos, um grande laço no pescoço, calças ate o joelho e meias altas. Dalí já tinha certa experiência artística, portanto esse período teve mais importância pelas amizades que fez, como por exemplo, com o diretor de cinema Luis Buñuel e o poeta Lorca.
Dalí foi expulso da Academia de Artes em 1926, DEPOIS de declarar que ninguém ali era suficientemente competente para avalia-lo. Foi mesmo nesse ano que Dalí fez sua primeira viagem a Paris, Onde se encontrou com Pablo Picasso. Nos anos seguintes, realizou uma série de trabalhos influenciados por Picasso e Miró, enquanto ia desenvolvendo seu estilo proprio
A Partir de 1929, Dalí foi cada vez mais atraído pelo surrealismo. Este Movimento sediado em Paris, influenciado pelas teorias relativamente novas de Sigmund Freud, criava obras ditadas pelo Inconsciente através dos Sonhos, com a escrita automática, voltados para libertar o artista da Tirania da racionalidade. Ainda em 1929 Dalí colaborou com Luis Buñuel no Curta-metragem "Un Chien Andalou" (Um Cão Andaluz) e conheceu Gala Éluard (Elena Ivanovna Diakonova, Uma imigrante russa, na Época casada com o poeta Paul Éluard)
Com a Ajuda de Gala Éluarde (que viria um ser sua mulher e musa) o pintor se estabeleceu como membro do grupo. Gala parece ter salvo Dalí de uma crise mental, e sua ajuda talvez não tivesse tido tanto sucesso; por outro lado, Gala, cada vez mais gananciosa e extravagante, o incentivou a comercializar e frequentemente banalizar sua arte. Em 1934 Dalí e Gala, que já viviam juntos, casaram-se numa cerimônia civil.
Dalí Pintou suas obras mais famosas (entre 1929 e 1939) usando um método crítico-paranoico "que ele mesmo imaginou, este método envolvia varias formas de associações irracionais, notadamente imagens que variavam conforme a percepção do observador, de tal maneira que um Grupo de soldados guerreando pudesse de repente ser visto como o rosto de uma mulher.
Sua morte
Os ultimos Anos da Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, embora se sentisse arrasado com sua morte em 1982.
Subsequentemente, crescia uma preocupação com a quantidade de obras falsas circulando atribuídas a Dalí. Ele mesmo foi culpado disso, isso porque foi induzido a assinar centenas, milhares de folhas em branco que seriam obviamente usadas de forma ilícita.
Perdurou virtualmente como um espectro vivo até sua morte, em 20 de janeiro de 1989. Está enterrado no Museu Dalí em sua terra natal.
Obras
"O grande masturbador"
"A persistência da Memória"
"Faces da Guerra"
"Girafa em Chamas"
"Crucificação (Corpus Hypercubus)"
"Cristo de São João da Cruz"
"A Tentação de Santo Antônio"
"O Espectro do Sex Appeal"
" Construção Mole com Feijões Cozidos
"A velhice de Guilherme Tell"
"A Descoberta da América por Cristóvão Colombo"
"Rosa Meditativa"
"Natureza morta viva"
"Os Primeiros Dias da Primavera"
"O Nascimento dos Desejos Líquidos"
"Metamorfose de Narciso"
"Gala Com Duas Costeletas de Carneiro Equilibrados Sobre o Seu Ombro"
"Espanha"
"Sono"
Links
Nenhum comentário:
Postar um comentário