O Lamento por Ícaro - H. J. Draper

O Lamento por Ícaro" é uma pintura de Herbert James Draper, mostrando Ícaro morto, cercado por ninfas em lamentação. As asas de Ícaro são baseadas nas aves-do-paraíso. Em 1898, o quadro foi comprado em uma exposição na Royal Academy.
O quadro foi posteriormente premiado com a medalha de ouro na Exposição Universal de 1900, em Paris. De acordo com Dr. Justine Hopkins, Draper identifica Ícaro com os outros heróis pré-rafaelitas e simbolistas, que, como James Dean, meio século depois, conseguem viver rápido e morrer jovem, deixando um cadáver bonito.

A Composição
Esboço preparatório de Draper para O Lamento por Ícaro (1890)
Draper se voltou principalmente para temas mitológicos gregos antigos. Frederic Leighton tinha representado Icarus em 1869, mas enquanto Leighton pintou os preparativos para o vôo, Draper representou o fim trágico do vôo.

"Dédalo e Ícaro" - (1869)
Óleo sobre tela - Frederic Leighton
138.2 cm x 106.5 cm
Coleção Privada
Para a composição Draper adotou um método de retratar figuras distintas, para o qual ele empregou quatro jovens modelos profissionais (Ethel Gurden, Ethel Warwick, Florence Bird e Luigi di Luca) de Leighton. O uso do corpo masculino como um veículo para a projeção de emoção subjetiva, como em A lamentação por Ícaro, é uma característica da pintura e escultura no final da era vitoriana, e em "A lamentação para Ícaro" o corpo parece derreter dentro do braços de uma ninfa. Draper aplicou efeitos de luz sem abandonar a forma e usou cores principalmente quentes. A pele bronzeada de Ícaro refere-se a sua estreita aproximação ao Sol, antes de cair. Os raios do sol poente em penhascos distantes enfatizam a transitoriedade do tempo. Moralizante, sentimental e sensual, "A lamentação por Ícaro" finalmente se tornou uma imagem bem composta de um épico fracasso. No entanto, algo surpreendente, Ícaro tem suas asas totalmente intactas, ao contrário do mito, onde a cera foi derretida e Ícaro caiu batendo os braços nus. A imagem de uma "criatura alada" é provavelmente utilizada para criar um clima mais simbólico, romântico e de aparência mais elegante.

"O Lamento por Ícaro" - (1898)
Óleo sobre tela - Herbert James Draper
180 cm x 150 cm
Tate Britain, Londres


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...